O Plus Test para cadeiras auto a contramarcha

etiqueta del Plus Test para sillas auto de espaldas a la marchaAs Normativas Europeias de homologação para dispositivos de retenção infantil no automóvel, especialmente la ECE R44, têm sido criticadas com frequência pelo seu baixo nivel de exigência.

Europa amparou-se tradicionalmente na duvidosa teoria do café para todos, segundo a qual subir o escalão de segurança poderia situar o precio dos dispositivos fora do alcance de um sector importante da população.

Mas a experiência demonstra-nos que a segurança não é um luxo.

Num impacto frontal a inércia empurra a cabeça da criança para a frente com uma força que multiplica o seu peso pela desaceleração.

Esta força pode chegar a multiplicar até 30 vezes o seu peso num impacto apenas a 60 Km/h, com um elevado risco de sofrer importantes lesões nas vértebras cervicais.
A tecnologia atual permite medir as tensões que sofrem as vértebras num impacto destas características em função do dispositivo de retenção infantil que utilizemos.

Preocupados pela omissão destes controlos na norma Europeia, duas instituições suecas, o VTI ( Swedish National Road and Transport Research Institute) e o NTF ( National Society for Road Safety) em colaboração com o fabricante de automóveis Volvo,a companhia de seguros Folksam e o instituto sueco de normalização SIS (Swedish Standards Institute) desenvolveram em 2009 um novo standard que verificara os esforços suportados pelo pescoço do ocupante num impacto frontal.

Este standard recebe o nome de Plus Test.

É de caracter voluntário por parte dos fabricantes de dispositivos de retenção infantil e não substitui mas complementa as normas Europeias R44/04 e R129.

Os requerimentos são tão exigentes que não existe nenhum dispositivo de cara à marcha que tenha passado as provas. A ideia subjacente por trás o standard é que nenhuma criança possa sofrer danos sérios que possam pôr a sua vida em perigo num impacto frontal quando vai corretamente instalado num dispositivo de retenção com o selo Plus Test.

Britax Römer comercializa em Espanha, Portugal e Andorra cinco modelos de dispositivos de retenção infantil com o selo Plus Test:


  • Swingfix i-Size: Homologada sob a normativa ECE R129, orienta- se a contramarcha desde os 40 cm até aos 105 cm de estatura ou 18 kg de peso, quer dizer, desde o nascimento até aos 4 anos aproximadamente. Gira 90º para ambos os lados para que colocar e ajustar o arnês à criança desde a porta aberta do automóvel seja mais simples. Instala-se com Isofix e pata de apoio.

  • Swingfix M i-Size: Homologada sob a normativa ECE R129, orienta-se a contramarcha desde os 61 cm até aos 105 cm de estatura ou 18 kg de peso. Gira 90º para ambos os lados para que colocar e ajustar o arnês à criança desde a porta aberta do automóvel seja mais simples. Instala-se com Isofix e pata de apoio.

  • Max-Fix II: Homologada sob a normativa ECE R44/04, é uma cadeira a contramarcha do grupo 0+/1 (0-18 kg), apta desde o nascimento até aos 4 anos de idade, aproximadamente. Instala-se com Isofix e pata de apoio.

  • Max-Way: Homologada sob a normativa ECE R44/04, é uma cadeira a contramarcha do grupo 1/2 (9-25 kg), apta desde os 9 meses até aos 6 anos de idade, aproximadamente. Instala-se com cinto de dois ou três pontos, pata de apoio e correias lower tether.

  • Max-Way Plus: Homologada sob a normativa ECE R44/04, é uma cadeira a contramarcha do grupo 1/2 (9-25 kg), apta desde os 9 meses até aos 6 anos de idade, aproximadamente. Instala-se com cinto de dois ou três pontos, pata de apoio e correias lower tether.


Post atualizado com data 08 de Maio de 2018


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