O terceiro ponto de fixação Top Tether

O Top Tether é um dispositivo anti-rotação nas cadeiras de segurança infantil com Isofix, que evita que a capotagem para a  frente no caso de impacto frontal.


Trata-se de um standard internacional, definido na norma Europea R14, baseado em dos componentes, um que forma parte da cadeira e o outro do automóvel.




A parte que vem com a cadeira consiste numa correia, um conector e um indicador de tensão.

A correia possui um comprimento ajustável de pelo menos 2 m e pode ser dupla ou simples.

Sai da parte superior traseira do encosto e termina num conector metálico em forma de gancho.

A parte do carro tem um ponto de fixação onde manter o conector na extremidade da correia.

Este ponto pode estar localizado atrás do encosto do assento, no chão do porta-malas, na porta traseira ou mesmo no tejadilho.

Ubicaciones del tercer punto de anclaje Top Tether

distintivo ubicacion tercer punto de anclaje top tether en el automovil

Este ponto de fixação cumpre as condições específicas para esta função e não deve ser confundido com outros elementos, como anéis para manter a bagagem no porta-bagagens. Para distingui-lo, os fabricantes podem usar um ícono padronizado (veja a figura à direita). Em caso de dúvida, sempre consultaremos o manual do carro.

Para instalar o Top Tether, uma vez que o assento esteja seguro aos dois pontos de fixação Isofix da base, colocaremos o conector no ponto de fixação traseiro do carro e ajustaremos o comprimento da correia até que a tensão apropriada seja aplicada. A tensão ideal é 50N, que verificaremos por meio do indicador integrado. O indicador de tensão geralmente vem na forma da secção verde escondida, que fica exposta quando aplicamos excesso de tensão.



Nem todos os carros estão equipados com um terceiro ponto de ancoragem para Top Tether.
Realmente, na Europa começou a ser obrigatório para novos modelos de carros a partir de Fevereiro de 2013.
No entanto, dado que nos EUA e alguns países asiáticos publicaram com antecedência os seus regulamentos, muitos fabricantes desses países já o incluíam nos seus modelos para o mercado europeu.

Se o automóvel não tiver um terceiro ponto de fixação Top Tether, deve descartar o uso de uma cadeira de automóvel que dependa deste sistema para evitar capotar. Escolha uma cadeira Isofix aprovada com dois pontos de fixação que tenha um sistema alternativo para evitar a rotação, como a perna de suporte ou o Pivot Link.

Alguns modelos de cadeiras de segurança infantil para automóvel como a Römer Trifix i-Size trazem ambos dispositivos anti-rotação, para facilitar a instalação tanto em automóveis com o terceiro punto de fixação como sem ele.

O Top Tether está indicado exclusivamente nas cadeiras de segurança auto del Grupo I (9-18 kg) de cara à marcha com sujeição Isofix. Não tem aplicação nas que vão de costas à marcha nem nas do Grupo II/III (15-36 kg), em que o ocupante vai sujeito com o cinto de adulto. Tão pouco é de aplicação nas cadeiras que vão sujeitas ao veículo com cinto de três pontos de fixação.


03/11/21 19:17 Sandra
Olá! Usar o top tether para Grupo II/III seria então um exagero ou uma forma de aumentar a segurança?
Olá! Usar o top tether para Grupo II/III seria então um exagero ou uma forma de aumentar a segurança?
(leia menos)
04/11/21 08:59 Windows en respuesta a Sandra
Bom dia Sandra,
o Top Tether está indicado exclusivamente para as cadeiras de segurança auto del Grupo... (ler mais)
Bom dia Sandra,
o Top Tether está indicado exclusivamente para as cadeiras de segurança auto del Grupo I (9-18 kg) de cara à marcha com sujeição Isofix. Como se pode entender sem o ponto de fixação com Top Tether a parte superior da cadeira não estaría fixa. O que em caso de colisão frontal, evita o impulso da cadeira para a frente provocando uma capotagem da mesma.
Não se aplica nas cadeiras com instalação de costas ao sentido da deslocação, nem nas cadeiras auto do Grupo II/III (15-36 kg). Uma vez que o ocupante vai sujeito com o cinto de três pontos do automóvel. E este evita esse movimento.
Para uma informação mais detalhada sugerimos consulte o post deste link https://www.matiasmasso.pt/blog/2017/12/o-terceiro-ponto-de-fixacao-top-tether.html
(leia menos)
24/01/22 12:36 Windows en respuesta a Sandra
Bom dia Sandra, o Top Tether usasse nas cadeiras auto do Grupo I (9-18 kg) e de cara à marcha com sujeição... (ler mais)
Bom dia Sandra, o Top Tether usasse nas cadeiras auto do Grupo I (9-18 kg) e de cara à marcha com sujeição Isofix.
Não se aplica nas cadeirinhas que vão de costas à marcha, nem nas do Grupo II/III (15-36 kg), já que o ocupante leva o cinto do próprio carro ou nas cadeiras que vão sujeitas ao veículo com cinto de três pontos de fixação.
O Top Tether previne que em caso de acidente ou travagem brusca a cadeirinha capote ou seja expelida para a frente bruscamente. O que nos modelos Grupo II/III se evita ao estar sujeitas com o cinto de veículo.
(leia menos)
16/02/22 10:53 Windows en respuesta a Sandra
Bom dia Sandra, o top tether serve para fixar a cadeira ao veículo, enquanto que o arnês serve para... (ler mais)
Bom dia Sandra, o top tether serve para fixar a cadeira ao veículo, enquanto que o arnês serve para sujeitar a criança à cadeira.
A partir do grupo II/III a cadeirinha e o seu ocupante vão ambos sujeitos com o cinto de segurança, (e nos modelos atuais além do mais também vão fixas com isofix). prescindindo do top tether.
(leia menos)
Não te percas as próximas publicações! Inscrever-me
Últimas publicações:
23/09/21
Segurança e conforto até aos 4 anos
Segurança e conforto até aos 4 anos
28/07/21
4moms mamaRoo e mamaRoo sleep, o par perfeito
4moms mamaRoo e mamaRoo sleep, o par perfeito
28/12/20
Duo ou trio? Que carrinho eleger?
Duo ou trio? Que carrinho eleger?
16/11/20
Carrinho com rodas infláveis, para maior conforto durante o passeio
Carrinho com rodas infláveis, para maior conforto durante o passeio
20/10/20
10 dicas para eleger o carrinho para o teu bebé
10 dicas para eleger o carrinho para o teu bebé
11/12/19
Eleger a cadeira de automóvel para o recém nascido
Eleger a cadeira de automóvel para o recém nascido
22/11/19
O quarto ponto de fixação do cinto, para maior segurança
O quarto ponto de fixação do cinto, para maior segurança
23/07/19
Cadeiras auto giratórias de Britax Römer. Qual eleger?
Cadeiras auto giratórias de Britax Römer. Qual eleger?
24/04/19
Eleger a cadeira do grupo 2/3 adequada
Eleger a cadeira do grupo 2/3 adequada
01/03/19
Eleger a cadeira a contramarcha mais adequada de Britax Römer
Eleger a cadeira a contramarcha mais adequada de Britax Römer
05/02/19
A validade das cadeiras de automóvel
A validade das cadeiras de automóvel
15/05/18
As diferentes versões da Britax Römer Dualfix i-Size
As diferentes versões da Britax Römer Dualfix i-Size
22/11/17
Porquê é mais seguro viajar no sentido inverso à marcha?
Porquê é mais seguro viajar no sentido inverso à marcha?
30/09/15
O encosto da nova cadeira auto movimenta-se
O encosto da nova cadeira auto movimenta-se
26/08/15
O quarto ponto de fixação do cinto de segurança
O quarto ponto de fixação do cinto de segurança
23/07/15
Transporte de crianças em automóvel: que nos diz o código da estrada e as regulamentações europeias
Transporte de crianças em automóvel: que nos diz o código da estrada e as regulamentações europeias
31/07/14
Top Tether ou Pata de Apoio. Qual é mais seguro?
Top Tether ou Pata de Apoio. Qual é mais seguro?
30/04/14
Não lhe cabem as pernas de costas à marcha?
Não lhe cabem as pernas de costas à marcha?
27/07/13
O XP-PAD reduz até um 30% a energia do impacto
O XP-PAD reduz até um 30% a energia do impacto
10/06/13
Pivot Link, o dispositivo anti-rotação dinâmico para cadeiras auto
Pivot Link, o dispositivo anti-rotação dinâmico para cadeiras auto
11/04/13
i-Size. De que normativa se trata?
i-Size. De que normativa se trata?
21/03/13
O Plus Test para cadeiras auto a contramarcha
O Plus Test para cadeiras auto a contramarcha
28/02/12
Em que momento é mais recomendável para mudar a cadeirinha do Grupo I ao do Grupo II/III?
Em que momento é mais recomendável para mudar a cadeirinha do Grupo I ao do Grupo II/III?
20/02/12
Porquê a fixação com o isofix é mais segura?
Porquê a fixação com o isofix é mais segura?