O terceiro ponto de fixação Top Tether

O Top Tether é um dispositivo anti-rotação nas cadeiras de segurança infantil com Isofix, que evita que a capotagem para a  frente no caso de impacto frontal.


Trata-se de um standard internacional, definido na norma Europea R14, baseado em dos componentes, um que forma parte da cadeira e o outro do automóvel.




A parte que vem com a cadeira consiste numa correia, um conector e um indicador de tensão.

A correia possui um comprimento ajustável de pelo menos 2 m e pode ser dupla ou simples.

Sai da parte superior traseira do encosto e termina num conector metálico em forma de gancho.

A parte do carro tem um ponto de fixação onde manter o conector na extremidade da correia.

Este ponto pode estar localizado atrás do encosto do assento, no chão do porta-malas, na porta traseira ou mesmo no tejadilho.

Ubicaciones del tercer punto de anclaje Top Tether

distintivo ubicacion tercer punto de anclaje top tether en el automovil

Este ponto de fixação cumpre as condições específicas para esta função e não deve ser confundido com outros elementos, como anéis para manter a bagagem no porta-bagagens. Para distingui-lo, os fabricantes podem usar um ícono padronizado (veja a figura à direita). Em caso de dúvida, sempre consultaremos o manual do carro.

Para instalar o Top Tether, uma vez que o assento esteja seguro aos dois pontos de fixação Isofix da base, colocaremos o conector no ponto de fixação traseiro do carro e ajustaremos o comprimento da correia até que a tensão apropriada seja aplicada. A tensão ideal é 50N, que verificaremos por meio do indicador integrado. O indicador de tensão geralmente vem na forma da secção verde escondida, que fica exposta quando aplicamos excesso de tensão.



Nem todos os carros estão equipados com um terceiro ponto de ancoragem para Top Tether.
Realmente, na Europa começou a ser obrigatório para novos modelos de carros a partir de Fevereiro de 2013.
No entanto, dado que nos EUA e alguns países asiáticos publicaram com antecedência os seus regulamentos, muitos fabricantes desses países já o incluíam nos seus modelos para o mercado europeu.

Se o automóvel não tiver um terceiro ponto de fixação Top Tether, deve descartar o uso de uma cadeira de automóvel que dependa deste sistema para evitar capotar. Escolha uma cadeira Isofix aprovada com dois pontos de fixação que tenha um sistema alternativo para evitar a rotação, como a perna de suporte ou o Pivot Link.

Alguns modelos de cadeiras de segurança infantil para automóvel como a Römer Trifix i-Size trazem ambos dispositivos anti-rotação, para facilitar a instalação tanto em automóveis com o terceiro punto de fixação como sem ele.

O Top Tether está indicado exclusivamente nas cadeiras de segurança auto del Grupo I (9-18 kg) de cara à marcha com sujeição Isofix. Não tem aplicação nas que vão de costas à marcha nem nas do Grupo II/III (15-36 kg), em que o ocupante vai sujeito com o cinto de adulto. Tão pouco é de aplicação nas cadeiras que vão sujeitas ao veículo com cinto de três pontos de fixação.