As diferentes versões da Britax Römer Dualfix i-Size



No catálogo atual de Britax Römer podemos encontrar quatro versões da nova Dualfix i-Size, que se distinguem pela orientação e/ou rango de uso permitido. São os modelos Dualfix i-Size, Dualfix M i-Size, Swingfix i-Size e Swingfix M i-Size, que vêm a cobrir as diferentes necessidades e exigências dos pais.

Dualfix i-Size vs Dualfix


A primeira a chegar ao mercado foi a Dualfix i-Size, uma cadeira para automóvel baseada na mais vendida Dualfix, mas que incorpora uma serie de melhoras tanto em segurança como em desenho e conforto.

A Dualfix i-Size foi homologada sob a nova normativa ECE R129 (i-Size) e é apta desde os 40 cm até aos 105 cm de altura ou 18 kg (o que suceda antes), quer dizer, desde o nascimento até aos 4 anos de idade, aproximadamente. A Dualfix, pela sua parte, está homologada sob a ECE R44/04 e é apta desde o nascimento até aos 18 kg, ainda que não estabelece uma altura máxima. A Dualfix i-Size também oferece uma maior altura de ombros: 39 cm, frente aos 36 cm da Dualfix.

Ambas giram 360º, podendo orientar-se a contramarcha durante todo o rango de uso da cadeira e, opcionalmente, também de cara à marcha. No caso da Dualfix i-Size, poderá fazê-lo a partir dos 15 meses e 76 cm de altura, enquanto na Dualfix está permitido ir de cara à marcha a partir dos 9 kg.

Os dois modelos oferecem a rotação de 90º para facilitar a colocação da criança na cadeira, mas a Dualfix i-Size oferece maiores posições de reclinação (6 a contramarcha e 6 de cara à marcha, frente às 5 a contramarcha e 3 de cara à marcha da Dualfix) e pode girar em qualquer posição de reclinado.

Dualfix i-Size

A Dualfix i-Size também incorpora um redutor para recém nascidos mais completo, Sistema de Absorção de Impactos Laterais SICT inside, apoio à cabeça em forma de V e barra anticapotagem ajustável para oferecer maior espaço para as pernas. Além de, a Dualfix i-Size ter sido desenhada, desenvolvida e fabricada na sua totalidade na Alemanha.

Os dois modelos instalam-se com Isofix e pata de apoio. A Dualfix i-Size é compatível com qualquer assento de automóvel homologado como i-Size, enquanto que nos automóveis sem assentos i-Size, há que consultar a compatibilidade na lista de veículos homologados, como ocorre com a Dualfix.

Em ambas as cadeiras, os conectores Isofix contam com Pivot Link, patenteado por Britax Römer, que reduz o movimento da criança para a frente e ajuda a minimizar o risco de sofrer lesões na cabeça e no pescoço.


Swingfix i-Size


Poco depois do lançamento da Dualfix i-Size, se introduzio a Swingfix i-Size, uma versão desta cadeira que se orienta exclusivamente a contramarcha e que conta com o selo Plus Test, uma exigente prova levada a cabo na Suécia e que apenas conseguem passar algumas cadeiras de costas à marcha.

Como a Dualfix i-Size, é apta desde o nascimento até aos 105 cm e permite girar 90° a ambos os lados para facilitar a colocação da criança na cadeira. Também incorpora SICT inside, apoio à cabeça em forma de V e outras especificações especialmente pensadas para oferecer a máxima segurança e conforto.

A Swingfix i-Size foi ganhadora na sua categoria do teste de consumo realizado por Stiftung Warentest e ADAC, cujos resultados publicam posteriormente outros organismos europeus, como o RACE, o RACC ou a OCU em Espanha (Maio de 2018). Com 1.7 pontos, a Swingfix i-Size obteve a melhor pontuação na categoria das cadeiras i-Size até aos 105 cm de estatura, seguida da Dualfix i-Size, com 2.1 pontos.


Versões M


Para dar resposta aos pais que requeriam uma cadeira para utilizar depois do porta-bebés, Britax Römer acaba de lançar as denominadas versões M destes dois dispositivos, que estão homologadas para o seu uso desde os 61 cm até aos 105 cm de altura ou 18 kg de peso.

Como as versões das que derivam, a Dualfix M i-Size gira 360º e pode orientar-se tanto de costas como de cara à marcha, enquanto que a Swingfix M i-Size é exclusivamente a contramarcha e conta com o selo Plus Test.

Estas versões M contam com as mesmas tecnologias para incrementar a segurança e o conforto, mas prescindem do redutor para recém-nascidos que sim incluem a Dualfix i-Size e a Swingfix i-Size, e que deve usar-se até aos 60 cm de estatura.

Opcionalmente, as versões M sim que poderão utilizar o novo Redutor Confort, um acessório disponível por separado que ajuda a reduzir o espaço existente entre as crianças mais pequenas e os laterais da cadeira de automóvel, proporcionando assim maior comodidade. Este redutor lombar pode utilizar-se a partir dos 9 kg (R44) ou os 61 cm de altura (R129). Portanto, também pode utilizar--se na Dualfix i-Size, na Swingfix i-Size e na Dualfix, mas nunca como substituto do redutor para recém-nascidos.

Ao estar homologadas para o seu uso a partir dos 61 cm de altura, o apoio à cabeça das Dualfix M i-Size e Swingfix M i-Size oferecem menos posições de ajuste (5, frente às 7 das versões das que derivam) e a mínima altura de ombros também é superior (28 cm, frente a 23 cm).


Quadro comparativo



 Ver cuadro ampliado


Premium Line


As Dualfix i-Size, Dualfix M i-Size, Swingfix i-Size e Swingfix M i-Size formam parte da gama Premium Line de Britax Römer, pelo que apenas podem ser distribuidas pelos establecimientos que cumpram com os standards da marca e que tenham assinado o acordo correspondente.


Não te percas as próximas publicações! Inscrever-me
Últimas publicações: