A validade das cadeiras de automóvel

Sillas de coche - 2000s

Quando compra uma cadeira de automóvel para o seu filho, está à procura de um dispositivo que ofereça a máxima segurança no veículo. Mas às vezes guardamos para outra criança e reutilizamos anos mais tarde. É nesse momento que surge a pergunta de quando um sistema de retenção infantil expira e se continuará a oferecer a mesma capacidade de resposta em caso de impacto.

Em primeiro lugar, deve ser esclarecido que as cadeiras de automóvel na Europa não incluem uma data de expiração oficial, isso é marcado por homologação. Ou seja, é legal usá-lo desde que seu uso não seja proibido. E hoje em dia é possível usar cadeiras aprovadas sob os regulamentos ECE R44 / 03 (não recomendado), R44 / 04 ou R129.

Mas como dizemos em muitas ocasiões, ser legal não significa que seja seguro. Portanto, mais do que para a expiração das cadeiras, devemos nos perguntar o que poderíamos chamar de "consumo preferente", ou seja, o tempo recomendado para o seu uso.

A European Nursery Products Confederation (ENPC), que reúne aos principales fabricantes europeus de sistemas de retenção infantil, estabelece que a "vida útil" das cadeiras de automóvel , começaria a contar a partir do primeiro uso, da seguinte maneira:

  • 7 anos para os sistemas de retenção infantil (SRI) dos grupos 0/0+ e 1 (desde o nascimento até aos 18 kg), segundo a ECE R44, ou os seus equivalentes na R129.

  • 10 anos para os grupos 2/3 (15-36 kg) ou 1/2/3 (9-36 kg), ou os seus equivalentes na R129.


Marcas como a Britax Römer aderem a esta recomendação da ENPC, embora as suas cadeiras de automóvel usem materiais com estabilizadores UV de alta qualidade para prevenir os efeitos do envelhecimento.

Por quê definir uma vida útil de cadeiras de carro?


Existem certos fatores que levam a estabelecer uma "vida útil" neste tipo de produtos:



    • As normativas actualizam-se regularmente para integrar os últimos avances na segurança infantil.

    • Os produtos também evolucionam, adaptando-se a estas normativas e incorporando novas tecnologias e sistemas para oferecer a máxima segurança.

    • Os materiales plásticos sofrem uma degradação com o passar do tempo, que pode ser maior ou menor, dependendo da exposição à luz solar, mudanças de temperatura no interior do veículo, condições de armazenamento durante o período de tempo em que não foi utilizado, etc.

    • As partes funcionais das cadeiras podem não oferecer um ótimo desempenho devido ao desgaste ou exposição a fatores externos, como alimentos, bebidas ou produtos de limpeza abrasivos. Este é o caso, por exemplo, do arnês.

    • Quanto maior o ciclo de vida do produto, especialmente quando circulou entre diferentes usuários, mais incertas serão as condições. É possível que o dispositivo estejaincompleto, que venha sem o manual de instruções (pode acabar com uma instalação incorreta), ou que o modelo e as etiquetas de aprovação são ilegíveis, fazendo-nos acreditar erroneamente que a cadeira é adequada para a criança. Além disso, é bastante provável que o produto esteja descontinuado e que não haja mais peças de reposição disponíveis.




ATENÇÃO com os produtos de segunda mão!


É muito importante alertar sobre os riscos de comprar cadeiras de automóvel de segunda mão, especialmente quando não conhecemos o historial do dispositivo.

É possivel que essa cadeira tenha estado implicada nalgúm acidente, o que poderia comprometer a segurança da criança em caso de sofrer uma nova colisão. À simples vista pode parecer-nos que a cadeira está impecável, mas o impacto pode ter ocasionado microfisuras difíceis de detectar que modificam a capacidade de resposta em caso de acidente. De fato, marcas como a Britax Römer recomendam descartar a cadeira em caso de acidente com uma velocidade de impacto superior a 10 km/h.

Além disso, não sabemos qual o uso que o produto recebeu do proprietário anterior ou sob quais condições ele foi armazenado.
Por estas razões, o uso de uma cadeirinha de segunda mão cuja história é desconhecida, apesar de estar dentro do ciclo de “vida útil” recomendado pela ENPC, é fortemente desaconselhado.


08/04/22 09:48 Jodene
Muito obrigada pela explicação! De extrema importância relembrar que realmente por ser legal não significa... (ler mais)
Muito obrigada pela explicação! De extrema importância relembrar que realmente por ser legal não significa que é seguro! Sugiro para próxima temática a manutenção das crianças viradas para trás e quão mais seguro é esta prática vs com crianças viradas para a frente. Saudações!
(leia menos)
08/04/22 10:43 Windows en respuesta a Jodene
Bom dia Jodene,
agradecemos o seu comentário e sugestão. Animamo-la a explorar o nosso blog https://www.matiasmasso.pt/blog/posts,... (ler mais)
Bom dia Jodene,
agradecemos o seu comentário e sugestão. Animamo-la a explorar o nosso blog https://www.matiasmasso.pt/blog/posts, onde encontrará alguns posts onde falamos da contramarcha.
(leia menos)
Não te percas as próximas publicações! Inscrever-me
Últimas publicações:
23/09/21
Segurança e conforto até aos 4 anos
Segurança e conforto até aos 4 anos
28/07/21
4moms mamaRoo e mamaRoo sleep, o par perfeito
4moms mamaRoo e mamaRoo sleep, o par perfeito
28/12/20
Duo ou trio? Que carrinho eleger?
Duo ou trio? Que carrinho eleger?
16/11/20
Carrinho com rodas infláveis, para maior conforto durante o passeio
Carrinho com rodas infláveis, para maior conforto durante o passeio
20/10/20
10 dicas para eleger o carrinho para o teu bebé
10 dicas para eleger o carrinho para o teu bebé
11/12/19
Eleger a cadeira de automóvel para o recém nascido
Eleger a cadeira de automóvel para o recém nascido
22/11/19
O quarto ponto de fixação do cinto, para maior segurança
O quarto ponto de fixação do cinto, para maior segurança
23/07/19
Cadeiras auto giratórias de Britax Römer. Qual eleger?
Cadeiras auto giratórias de Britax Römer. Qual eleger?
24/04/19
Eleger a cadeira do grupo 2/3 adequada
Eleger a cadeira do grupo 2/3 adequada
01/03/19
Eleger a cadeira a contramarcha mais adequada de Britax Römer
Eleger a cadeira a contramarcha mais adequada de Britax Römer
15/05/18
As diferentes versões da Britax Römer Dualfix i-Size
As diferentes versões da Britax Römer Dualfix i-Size
22/11/17
Porquê é mais seguro viajar no sentido inverso à marcha?
Porquê é mais seguro viajar no sentido inverso à marcha?
30/09/15
O encosto da nova cadeira auto movimenta-se
O encosto da nova cadeira auto movimenta-se
26/08/15
O quarto ponto de fixação do cinto de segurança
O quarto ponto de fixação do cinto de segurança
23/07/15
Transporte de crianças em automóvel: que nos diz o código da estrada e as regulamentações europeias
Transporte de crianças em automóvel: que nos diz o código da estrada e as regulamentações europeias
31/07/14
Top Tether ou Pata de Apoio. Qual é mais seguro?
Top Tether ou Pata de Apoio. Qual é mais seguro?
30/04/14
Não lhe cabem as pernas de costas à marcha?
Não lhe cabem as pernas de costas à marcha?
27/07/13
O XP-PAD reduz até um 30% a energia do impacto
O XP-PAD reduz até um 30% a energia do impacto
10/06/13
Pivot Link, o dispositivo anti-rotação dinâmico para cadeiras auto
Pivot Link, o dispositivo anti-rotação dinâmico para cadeiras auto
11/04/13
i-Size. De que normativa se trata?
i-Size. De que normativa se trata?
21/03/13
O Plus Test para cadeiras auto a contramarcha
O Plus Test para cadeiras auto a contramarcha
03/02/13
O terceiro ponto de fixação Top Tether
O terceiro ponto de fixação Top Tether
28/02/12
Em que momento é mais recomendável para mudar a cadeirinha do Grupo I ao do Grupo II/III?
Em que momento é mais recomendável para mudar a cadeirinha do Grupo I ao do Grupo II/III?
20/02/12
Porquê a fixação com o isofix é mais segura?
Porquê a fixação com o isofix é mais segura?